Menino Nelsinho: O Santo popular de Ibitinga

A história do Menino Nelsinho, ou Nelson Santana (1955-1964), é a de um menino de Ibitinga, SP, que faleceu aos nove anos após uma batalha contra um osteossarcoma no braço esquerdo, que o levou à amputação e a uma vida marcada pela fé e pela religiosidade. Nelsinho previu sua própria morte na véspera de Natal, e após seu falecimento, sua história e os milagres atribuídos a ele levaram à sua veneração e à abertura do processo de beatificação, sendo reconhecido como "Venerável" pelo Papa Francisco em 2019


Nelson Santana, conhecido como Nelsinho, nasceu em Ibitinga, São Paulo, em 31 de julho de 1955, sendo o caçula de uma família de produtores rurais.

Acidente e Diagnóstico
Aos sete anos, Nelsinho sofreu uma queda de um barranco, o que causou uma lesão no ombro esquerdo. As complicações da lesão levaram ao diagnóstico de osteossarcoma (câncer no osso).

Amputação
Devido ao câncer e à dor insuportável, o braço esquerdo de Nelsinho precisou ser amputado.

Vida no Hospital e Fé
Nelsinho passou a viver na Santa Casa de Araraquara por dois anos, em razão dos tratamentos.

Amizade com o Padre
Ele fez amizade com o Padre Gerhard Rudolfo, que o visitava no hospital e o ajudou a aprofundar sua fé.

Primeira Comunhão
Nelsinho fez a sua primeira comunhão enquanto estava internado.

Profecia
Nelsinho previu sua própria morte, anunciando ao padre que morreria na véspera de Natal para passar o Natal no céu com Jesus.

Morte
Ele faleceu em 24 de dezembro de 1964, um dia antes do Natal, como havia previsto.

Sepultamento
No início, seu corpo foi sepultado em Araraquara como indigente, pois a família não tinha condições financeiras para o funeral.

Túmulo no Cemitério
Posteriormente, a família recebeu uma doação de um túmulo no Cemitério São Bento, que se tornou um local de peregrinação por milagres.

Transferência do Corpo
Em 2011, os restos mortais de Nelsinho foram exumados e transferidos para a Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Ibitinga, onde estão em uma cripta na igreja.

Reconhecimento como Venerável e Milagres
Milhares de graças e milagres foram atribuídos a Nelsinho, especialmente na área da saúde.

Venerável
Em 2019, o Papa Francisco reconheceu suas virtudes heroicas, declarando-o Venerável, e sua vida está sendo analisada para um possível processo de beatificação.


** Informações retiradas do Wikipédia e outros sites

** Atualmente o corpo do menino Nelsinho encontra-se localizado na Igreja Matriz de Ibitinga, onde recebe todos os dias centenas de visitas ansiosas por milagres!!

Um comentário: